No último domingo, 15 de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro foi tomada por uma energia contagiante e uma explosão de cores e ritmos com o início dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. E para abrir essa festa tão esperada, a Acadêmicos de Niterói foi a primeira escola a pisar na avenida.
Com uma história de mais de 60 anos, a Acadêmicos de Niterói é uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro. Fundada em 1955, no bairro de Niterói, a escola sempre se destacou por sua garra, criatividade e amor pelo samba. E neste ano, a agremiação mostrou mais uma vez por que é considerada uma das grandes do carnaval carioca.
Com o enredo “Niterói, uma cidade de encantos mil”, a escola levou para a Sapucaí uma homenagem à sua cidade natal, mostrando toda a sua beleza, cultura e tradições. Com uma comissão de frente emocionante, a Acadêmicos de Niterói encantou o público com suas coreografias e fantasias impecáveis, que retratavam os pontos turísticos e históricos de Niterói.
O samba-enredo, composto por Cláudio Russo, Gustavo Soares, Jorginho Moreira, Marcelo Valência e Paulinho Valença, foi um dos pontos altos do desfile. Com uma letra envolvente e um refrão fácil de cantar, a música embalou o público e mostrou a força e a paixão da comunidade de Niterói pelo carnaval.
Além disso, a escola contou com uma bateria afinada e empolgante, comandada pelo mestre Casagrande, que fez a Sapucaí tremer com suas paradinhas e bossas. A harmonia e evolução também foram pontos fortes da Acadêmicos de Niterói, que mostrou uma escola bem ensaiada e com uma comunidade animada e engajada.
O desfile da Acadêmicos de Niterói foi marcado por muita emoção e orgulho. A escola trouxe para a avenida a sua história e a sua identidade, mostrando que é possível fazer um grande carnaval com criatividade e dedicação. E o resultado não poderia ser diferente: a agremiação arrancou aplausos e elogios do público e dos jurados.
Para o presidente da escola, Carlos Alberto, o desfile foi um momento de muita alegria e realização. “Foi um desfile emocionante, que mostrou a nossa força e a nossa paixão pelo samba. Estamos muito felizes em abrir os desfiles do Grupo Especial e mostrar para o mundo a nossa Niterói”, afirmou.
E para os componentes da escola, desfilar na Sapucaí é um sonho realizado. “É uma emoção indescritível pisar na avenida e representar a nossa escola. A Acadêmicos de Niterói é uma família e estamos todos unidos para fazer um grande desfile”, disse a porta-bandeira, Juliana Santos.
Com um desfile impecável, a Acadêmicos de Niterói mostrou que é uma escola de samba de peso e que merece estar no Grupo Especial. E com certeza, deixou um gostinho de quero mais para o próximo carnaval. Parabéns, Acadêmicos de Niterói, por abrir com chave de ouro os desfiles do Grupo Especial e mostrar que o samba corre forte nas veias dos niteroienses!
