As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 estão abertas e podem ser realizadas até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (29). Essa é uma grande oportunidade para milhares de brasileiros que desejam ingressar no ensino superior em instituições privadas de qualidade, mas que não possuem condições financeiras para arcar com os altos custos das mensalidades.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições privadas. O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova da redação.
Para se inscrever, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, utilizando o login da plataforma Gov.br. É importante ressaltar que a inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 29 de janeiro. Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta.
Além disso, é necessário que o candidato atenda a alguns requisitos, como ter completado o ensino médio e ter uma renda familiar bruta mensal por pessoa que não exceda o valor de 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais. Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621. O Prouni também reserva bolsas para pessoas com deficiência e para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Nesta edição do Prouni, que representa a maior oferta da história do programa, serão disponibilizadas 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais. As bolsas estão distribuídas em cursos presenciais, a distância e semipresenciais, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como administração, ciências contábeis, engenharia, direito, entre outros.
É importante destacar que o Prouni é uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior, mas que não possuem condições financeiras para arcar com os custos das mensalidades. Além disso, o programa também contribui para a inclusão social e a diversidade nas universidades, reservando bolsas para pessoas com deficiência e para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Os resultados do processo seletivo são divulgados em duas chamadas, sendo a primeira em 3 de fevereiro e a segunda em 2 de março. Os candidatos pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos para comprovação das informações e matrícula na instituição de ensino escolhida.
Não perca essa oportunidade de realizar o sonho de ingressar no ensino superior e construir uma carreira de sucesso. Faça sua inscrição no Prouni até o dia 29 de janeiro e garanta uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino privada de qualidade. Invista em seu futuro e conquiste seus objetivos com o Prouni. A educação é o caminho para um futuro melhor!
