O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (3), a autorização para a terceira etapa de obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Com um investimento de R$ 181,3 milhões, esse ato marca um novo avanço no projeto de implantação da instituição na Base Aérea de Fortaleza.
Com mais de 75 anos de história, o ITA tem apenas uma unidade, em São José dos Campos (SP). No entanto, graças à iniciativa do presidente Lula, o campus no Ceará foi anunciado em janeiro de 2024.
Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, cerca de 40% dos alunos do ITA em São Paulo são oriundos do Ceará. Com a implantação do campus no estado, o governo reforça o papel do Ceará na formação de engenheiros e no desenvolvimento tecnológico do país.
A instituição, ligada à Força Aérea Brasileira (FAB), é uma referência em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia e tecnologia, especialmente no setor aeroespacial.
Em seu discurso sobre a importância da educação, o presidente Lula enfatizou seu objetivo de proporcionar oportunidades iguais a todos os brasileiros.
“Pelo fato de eu não ter tido oportunidade de estudar, eu quero que todas as pessoas iguais a mim e mais pobres do que eu tenham o direito de fazer a universidade. Todo mundo tem que ter oportunidade de ter um diploma, de ter uma profissão, porque eu sei o valor de uma profissão; eu sei o que é um trabalhador sem profissão procurar um emprego”, afirmou.
O convênio, firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e o governo do Ceará, inclui a construção de um segundo alojamento estudantil, prédio administrativo, complexo esportivo, além de obras de urbanização, pavimentação, drenagem e reformas de estruturas já existentes.
O investimento total previsto para as três etapas das obras soma R$ 330,4 milhões. Em novembro, a obra do novo campus alcançou 54,46% de execução, com os blocos das engenharias próximos da finalização.
Atualmente, o ITA oferece seis cursos tradicionais de engenharia: aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação e aeroespacial. No ITA Ceará, foram acrescentados dois novos cursos de engenharia: sistemas e energias renováveis, com perspectiva de cursos de pós-graduação e de uma outra oferta de graduação em bioengenharia.
O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus do interior paulista. Após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas para a nova unidade para dar continuidade às atividades.
Durante o evento, o presidente Lula também entregou carteiras nacionais de docente para professores do Ceará. O novo documento de identidade funcional concede aos professores benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis e outros serviços.
A lei que institui a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) foi sancionada em setembro e o documento começou a ser emitido em 15 de outubro, Dia do Professor. A ação integra a estratégia de valorização do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano e prevê atender os
