O universo sempre nos surpreende com suas descobertas e nos lembra que ainda há muito para ser explorado. Recentemente, uma equipe de cientistas anunciou a descoberta do planeta HD 137010 b, localizado em uma zona habitável distante 146 anos-luz da Terra. Essa notícia tem instigado a curiosidade de muitos, afinal, o que torna esse planeta tão especial? Vamos descobrir mais sobre essa fascinante descoberta!
Localizado na constelação de Hércules, o HD 137010 b é um planeta extrassolar que orbita uma estrela parecida com o Sol. Essa estrela é conhecida como K0V e possui uma idade estimada em 2,9 bilhões de anos. Mas o que torna esse planeta tão interessante é que ele está localizado na chamada “zona habitável” de sua estrela.
A zona habitável é definida como a região ao redor de uma estrela na qual as condições são adequadas para a existência de água líquida em sua superfície. E como sabemos, a água é um dos principais elementos para a vida. No caso do HD 137010 b, sua posição em relação à sua estrela permite que ele receba uma quantidade adequada de energia, o que torna possível a presença de água em sua superfície.
Mas isso não significa que o HD 137010 b seja automaticamente habitável. Há muitos outros fatores que influenciam na possibilidade de um planeta abrigar vida. Porém, essa descoberta é um grande avanço na busca por planetas semelhantes à Terra fora do nosso sistema solar.
A descoberta do HD 137010 b foi possível graças ao telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA. O TESS foi lançado em 2018 com o objetivo de mapear os planetas em zonas habitáveis de estrelas próximas da Terra. E essa não é a primeira descoberta do telescópio, que já encontrou mais de 2.600 candidatos a exoplanetas, sendo que alguns desses já foram confirmados.
Apesar de estar localizado na zona habitável de sua estrela, o HD 137010 b é considerado um “super-Terra”, ou seja, ele possui uma massa um pouco maior do que a da Terra. Estima-se que ele tenha uma gravidade cerca de duas vezes mais forte do que a do nosso planeta. Além disso, sua órbita é quase duas vezes mais próxima da sua estrela do que a distância entre a Terra e o Sol.
Essas características tornam o HD 137010 b um pouco diferente da Terra, mas ainda assim é uma descoberta promissora. Se as condições forem favoráveis, pode ser que esse planeta possua uma atmosfera semelhante à nossa, com um clima mais quente e úmido.
Mas além de suas possíveis semelhanças com a Terra, há outros fatores que tornam o HD 137010 b um candidato atraente para futuras pesquisas. Por estar relativamente próximo da Terra, ele pode ser um alvo mais acessível para futuras missões espaciais. Além disso, a proximidade com sua estrela pode fornecer informações valiosas sobre as interações entre um planeta e sua estrela, o que pode nos ajudar a entender melhor como o nosso próprio sistema solar se formou.
Vale ressaltar que a descoberta do HD 137010 b também nos traz uma reflexão sobre a importância de preservar a vida no nosso planeta e buscar formas de explorar o universo sem causar impactos negativos. Afinal, é possível que em um futuro não tão distante, sejam encontrados outros planetas habitáveis e nós precisaremos estar preparados para proteger e preservar esses ambientes.
Em resumo, a descoberta do
