O Programa Pé-de-Meia, criado pelo governo federal, tem como objetivo incentivar estudantes de baixa renda da rede pública a apresentarem frequência escolar adequada. E nesta segunda-feira (22), os beneficiários inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais (CadÚnico) começam a receber a décima parcela de 2025, no valor de R$ 200.
O pagamento será realizado por meio da conta poupança Caixa Tem, até o dia 30 de dezembro, de acordo com o mês de nascimento dos estudantes. E para receber o benefício, é necessário que o aluno tenha atingido frequência igual ou maior que 80% nas aulas.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,1 milhões de estudantes serão contemplados em todo o país. São jovens com idade entre 14 e 24 anos matriculados no ensino médio, ou de 19 a 24 anos que estejam na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, é necessário estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular.
Para saber se foi contemplado, o estudante pode consultar o site do Programa Pé-de-Meia. E as informações sobre o pagamento do benefício estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais Caixa.
O incentivo financeiro-educacional do Programa Pé-de-Meia funciona como uma poupança, e o valor total pode chegar a R$ 9,2 mil, caso todos os requisitos sejam cumpridos. Além disso, o programa também considera a matrícula, a frequência, a conclusão e a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com essa iniciativa, o governo busca não apenas incentivar a frequência escolar, mas também proporcionar uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para esses jovens. Afinal, a educação é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
E essa não é a única ação do governo para incentivar a educação. Recentemente, foi divulgado que escolas de São Paulo estão utilizando quadrinhos e conversas para ensinar a história afro aos alunos. Além disso, foi constatado que a renda e a cor são determinantes para a não conclusão do ensino médio no país. Por isso, é importante que iniciativas como o Programa Pé-de-Meia sejam valorizadas e apoiadas.
Outra notícia positiva é que as mudanças no Imposto de Renda irão beneficiar 73,5% dos professores da educação básica. Isso mostra que o governo está atento às necessidades dos profissionais da área e buscando formas de valorizar e reconhecer o trabalho deles.
O Programa Pé-de-Meia é uma forma de incentivar os estudantes a continuarem na escola e a se dedicarem aos estudos. Afinal, a educação é a chave para um futuro melhor e mais promissor. E com esse apoio financeiro, os jovens podem ter mais tranquilidade para se dedicarem aos estudos e alcançarem seus objetivos.
Além disso, o programa também estimula a responsabilidade e a organização financeira dos estudantes, já que o valor pode ser movimentado diretamente pelo aplicativo Caixa Tem ou por meio de saque nas lotéricas e terminais de autoatendimento. E para os menores de 18 anos, é necessário autorização do responsável legal para desbloquear a movimentação do valor recebido.
É importante ressaltar que o Programa Pé-de-Meia é uma iniciativa que beneficia diretamente os estudantes, mas também traz impactos positivos para a sociedade como um todo. Afinal, jovens que têm acesso à educação de qualidade têm mais chances de se tornarem cidadãos conscientes e atuantes, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Portanto
