A segunda fase da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país, está se aproximando e a ansiedade dos candidatos só aumenta. Nesta segunda-feira (1º), a Fundação para o Vestibular divulgou a lista de convocados e os locais de prova para a próxima etapa do processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP). Mais de 30 mil candidatos foram convocados para prosseguir no vestibular, o que mostra a grande procura pela universidade e o nível de excelência dos candidatos.
Acesse aqui a lista de aprovados e confira se o seu nome está entre os selecionados.
Essa é uma notícia muito esperada pelos estudantes que se dedicaram durante todo o ano para alcançar a tão sonhada vaga na USP. Afinal, a Fuvest é conhecida por ser uma das provas mais difíceis do país, exigindo muito estudo e preparação dos candidatos. A primeira fase, realizada no último dia 28 de novembro, já havia eliminado mais de 10 mil inscritos, o que mostra o alto nível de exigência da prova.
O próximo desafio dos estudantes será nos dias 14 e 15 de dezembro, quando a prova da segunda fase será realizada em 36 escolas, localizadas em 21 cidades, além da capital paulista. É importante ressaltar que o local das provas pode ser diferente do da primeira fase, por isso é fundamental que os candidatos fiquem atentos e se planejem para evitar atrasos e imprevistos no dia da prova.
No primeiro dia da segunda fase, os vestibulandos terão que responder a 12 questões discursivas de português, que incluirão interpretação de texto, gramática e literatura, com base na lista obrigatória de obras. Além disso, os candidatos também terão que escrever uma redação, que pode ser dissertativa-argumentativa ou de outro gênero textual, a ser escolhido no momento da prova.
Já no segundo dia, serão 12 questões discursivas sobre duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida pelo candidato. Para os cursos de exatas, serão cobrados conhecimentos de matemática, física e química. Para a área de humanas, os conteúdos serão história e geografia. E para as carreiras de biológicas, as disciplinas serão biologia e química.
Além da prova da segunda fase, também será realizada a prova de competências específicas para os cursos de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, que acontecerão nos dias 9 a 12 de dezembro, 11 de dezembro e 5 a 9 de janeiro, respectivamente.
Para os candidatos, esse é um momento de grande expectativa e nervosismo, mas é importante lembrar que todo o esforço e dedicação serão recompensados. A Fuvest é uma oportunidade única de ingressar em uma das melhores universidades do país e, por isso, é preciso manter a calma e a confiança durante a realização das provas.
A primeira chamada está prevista para o dia 23 de janeiro de 2026, quando finalmente os candidatos saberão se foram selecionados para ingressar na USP. Vale lembrar que o processo seletivo da Fuvest é composto por três fases e, mesmo que não seja aprovado na primeira chamada, ainda há chances de ser convocado nas chamadas seguintes.
Portanto, não desanime e continue se dedicando para alcançar o seu sonho de estudar na USP. Aproveite o tempo até as provas da segunda fase para revisar os conteúdos e se preparar da melhor forma possível. Afinal, a Fuvest é uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento, independente do resultado final.
A Agência Brasil deseja boa sorte a todos os candidatos e confia no potencial de cada
