A edição de 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) está chegando e é hora de se preparar para essa importante avaliação. Realizado anualmente pelo governo federal, o Enade tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos da educação superior através do desempenho dos estudantes. E neste domingo, dia 23 de outubro, será aplicada a prova que irá avaliar cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia.
O Enade é obrigatório para todos os alunos de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas. Nesta edição, participam estudantes habilitados vinculados às áreas relativas ao grau de bacharel, como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais. Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Os locais de prova já foram divulgados no Sistema Enade e os estudantes devem acessar o Portal Gov.br com CPF e senha cadastrados para conferir. É importante lembrar que a ausência sem justificativa no exame torna o participante irregular, impedindo a colação de grau.
Para realizar a prova, o participante deve levar um documento oficial de identificação com foto, conforme listado no edital. É fundamental estar atento a essa documentação para evitar problemas no dia da prova.
A prova do Enade será composta por uma parte de formação geral e uma de componente específico próprio de cada área de avaliação. A parte de formação geral terá 15 questões de múltipla escolha, baseadas em princípios dos direitos humanos. Já a parte de componente específico terá 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva, que avaliará a clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do texto redigido pelo candidato.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia 5 de dezembro, no portal do Inep. E os resultados de desempenho individuais serão disponibilizados aos estudantes no Sistema Enade, através do boletim de desempenho, no dia 18 de setembro de 2026.
O Enade é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contribui para o monitoramento da qualidade da graduação no país. É uma oportunidade para que os estudantes mostrem seus conhecimentos e habilidades adquiridos durante o curso e também para que as instituições de ensino possam avaliar e aprimorar seus métodos de ensino.
Por isso, é fundamental que os estudantes se preparem para o Enade com dedicação e empenho. Aproveitem esse momento para revisar conteúdos, fazer exercícios e tirar dúvidas com professores e colegas. Afinal, essa é uma oportunidade única de mostrar todo o seu potencial e contribuir para a melhoria da educação no país.
E para aqueles que ainda não estão habilitados para a prova deste ano, é importante se preparar desde já para as próximas edições do Enade. Afinal, essa avaliação é uma grande oportunidade para mostrar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino e também para os estudantes se destacarem no mercado de trabalho.
Portanto, vamos encarar o Enade como um desafio positivo e motivador, uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Boa sorte a todos os participantes e que possamos ter excelentes resultados nesta edição de 2025 do Enade!
