A Prova Nacional Docente (PND) está prestes a acontecer e já conta com mais de 1,08 milhão de inscritos confirmados para sua primeira edição. O exame, que será realizado no dia 26 de outubro no turno vespertino, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo fortalecer e melhorar a qualidade da formação docente em todo o país.
Para os participantes, a ansiedade pode estar a mil nessa reta final, mas agora é hora de focar nos estudos e se preparar para fazer uma excelente prova. E para ajudar nessa preparação, o Inep disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição, onde é possível consultar o local de prova, o número de inscrição, a data e os horários do exame, além de informações sobre atendimento especializado e nome social.
Apesar de não ser obrigatório, é recomendável levar o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da prova para facilitar a consulta das informações. Lembrando que, para acessá-lo, é necessário utilizar login e senha da plataforma Gov.br.
A PND será aplicada em 750 municípios de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. O exame terá a duração de 5 horas e 30 minutos, com início às 13h30 e término às 19h.
O conteúdo da PND está baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, além das normas e legislações que regulamentam o exercício profissional das 17 áreas avaliadas no exame. São elas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
Para aqueles que desejam revisar o conteúdo da PND, o Guia do Participante 2025, elaborado pelo Inep, traz as matrizes de referência das 17 áreas das licenciaturas, com os links das portarias que indicam os conteúdos que poderão ser abordados na prova.
Conhecida como o “Enem dos Professores” ou “CNU dos Professores”, a PND é composta por duas partes: formação geral e componente específico. A primeira inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, que abordam temas relacionados à formação docente. Já o componente específico é composto por 50 questões de múltipla escolha, que avaliam o conhecimento específico de cada uma das 17 áreas da licenciatura.
É importante ressaltar que a PND não é um concurso público, mas sim uma parte do programa Mais Professores para o Brasil, que tem como objetivo valorizar e qualificar os profissionais do magistério e incentivar o ingresso de professores no ensino público. A partir deste ano, o exame também auxiliará estados e municípios na seleção de professores para atuar em suas redes de ensino. Ao todo, 1.508 municípios de 22 estados utilizarão o resultado da PND como etapa de admissão ao magistério público.
Não deixe de aproveitar essa oportunidade de fortalecer sua formação como docente e demonstrar seu conhecimento na área em que atua. A PND é mais do que um exame, é uma forma de valorizar e reconhecer o papel fundamental dos professores na educação do país. E lembre-se, qualquer
