Trata-se do local de descanso há muito perdido do faraó Tutmés II
O Egito é um país repleto de mistérios e segredos, e um dos maiores enigmas que ainda intrigam os arqueólogos e historiadores é a localização do túmulo do faraó Tutmés II. Por muitos anos, acreditava-se que seu túmulo havia sido saqueado e destruído, mas recentemente, uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta surpreendente: o local de descanso do faraó foi encontrado, intacto e repleto de tesouros.
Tutmés II foi um dos faraós mais importantes da 18ª dinastia do Egito, que governou entre 1493 a.C. e 1479 a.C. Ele era filho de Tutmés I e sua principal esposa, Mutnofret, e foi sucedido por seu filho, Tutmés III. Durante seu reinado, o Egito viveu um período de prosperidade e expansão, com grandes conquistas militares e avanços culturais.
Apesar de sua importância histórica, o túmulo de Tutmés II permaneceu desconhecido por muitos séculos. Acredita-se que ele tenha sido originalmente enterrado no Vale dos Reis, em Luxor, mas seu túmulo foi saqueado e destruído por ladrões de túmulos na antiguidade. Isso levou os arqueólogos a acreditarem que o faraó havia sido enterrado em um túmulo modesto e sem grandes tesouros.
No entanto, em 2019, uma equipe de arqueólogos liderada pelo renomado Zahi Hawass fez uma descoberta incrível: o túmulo de Tutmés II havia sido encontrado em uma área conhecida como “Deir el-Bahari”, na margem oeste do Nilo. O local é famoso por abrigar os túmulos de outros faraós, como Hatshepsut e Tutmés III, mas o túmulo de Tutmés II havia passado despercebido por séculos.
A descoberta foi feita graças a uma inscrição encontrada em uma parede do templo de Hatshepsut, que mencionava a existência de um túmulo de um faraó desconhecido. Os arqueólogos seguiram as pistas e, após escavar por meses, finalmente encontraram o túmulo de Tutmés II.
O túmulo, que é composto por uma câmara funerária e uma sala de sepultamento, estava repleto de tesouros e artefatos preciosos. Entre eles, estavam sarcófagos de madeira ricamente decorados, estátuas de deuses e faraós, joias e objetos de uso pessoal do faraó. Além disso, foram encontrados também os restos mortais de Tutmés II, que foram cuidadosamente estudados pelos arqueólogos.
A descoberta do túmulo de Tutmés II é de extrema importância para a história do Egito, pois permite que os pesquisadores tenham uma visão mais completa sobre a vida e o reinado deste faraó. Além disso, os artefatos encontrados no túmulo são de grande valor histórico e cultural, e ajudam a entender melhor a sociedade egípcia da época.
A descoberta também é uma prova de que ainda existem muitos segredos a serem revelados sobre o Egito antigo. Apesar de tantos anos de estudos e escavações, ainda há muito a ser descoberto e aprendido sobre essa civilização fascinante.
O túmulo de Tutmés II é um verdadeiro tesouro para o Egito e para o mundo, e sua descoberta é um marco na história da arqueologia. Além de revel
