Vários líderes europeus, incluindo o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, participam, esta sexta-feira, em Paris na homenagem da França ao político e antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, que morreu em 27 de dezembro, aos 98 anos.
A cerimónia é presidida pelo chefe de Estado francês, Emmanuel Macron.
O Estado francês pretende homenagear um “arquiteto da Europa unida” sem o qual a França seria “menos dona do seu destino”, segundo a Presidência francesa.
A França convidou todos os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), bem como os presidentes das instituições comunitárias, atuais ou em exercício enquanto o social-democrata Jacques Delors esteve em Bruxelas de 1985 a 1995.
Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado pelo antecessor, Aníbal Cavaco Silva, que também “foi primeiro-ministro durante todo o período dos mandatos” de Delors, e por José Manuel Durão Barroso, que presidiu à Comissão Europeia (2004-2014).
Entre os dirigentes que confirmaram a presença estão também o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e os primeiros-ministros da Bélgica e da Hungria, Alexander De Croo e Viktor Orbán, respetivamente.